"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo."

quinta-feira, 30 de julho de 2009

"Perfil"

"Quem sou eu"... À primeira vista essa é uma das principais questões com que lido nas minhas tão constantes viagens introspectivas... Diria que é um dos meus mais indecifráveis enigmas. Acho que, caminhando lado a lado com a angustiante sensação de ter que "digerir" a idéia da minha própria morte, saber, realmente, quem sou é a principal questão da minha existência. Estou condenada a lidar, dia após dia, com as minhas eternas inconstâncias, meus julgamentos tão cruéis acerca de mim mesma, minhas percepções do quão ruim, ou extraordinária é a minha "alma", ou "espírito" ou seja lá o que for que habita aqui e faz com que eu seja eu. E não consigo, por um dia sequer, ter uma visão nítida dessa criatura que tenho analisado durante anos a fio... E por aí vou... me construindo e me destruindo... e me construindo de novo... E para cada um que se conecta comigo sou uma. Cada outra criatura que atravessa o meu caminho elabora para si a pessoa que sou (para ela)... Quem dera pudesse me delinear de uma forma concreta e definida... que pudesse me visualisar e dizer: Sou eu. Sou assim. Sou isso. Quem dera eu pudesse construir, de forma concreta, o ideal que tenho de mim mesma... Então eu me deleito... construindo a minha linda, intelectualizada e tão inteligente "personalidade virtual"! Lá eu encontro tudo pronto e acabado. Basta um clique e um traço da "pessoa tão interessante" que sou estará lá... registrado pra quem quiser me admirar. Tudo ao alcance da mão, perfeito para se construir uma personalidade impecável... propícia a encontrar milhares de outras "personalidades impecáveis", inteligentes e divertidas que se tornarão meus "para sempre amigos"... e que serão colecionados em uma enorme constelação de inúmeros outros "amigos" também incrivelmente interessantes. Todos guardadinhos como em um enorme "álbum de figurinhas". Quanto maior o meu "álbum de figurinhas" mais extraordinária e sociável provo que sou em meio àquele universo constituído de enormes e variadas "constelações"... E assim vou me relacionando ... afirmando e renovando a minha "personalidade"... Posso até me dar ao luxo de ter mais uma outra "personalidade" se eu quiser... ou três... ou quatro... Cada uma delas "seduzindo" tipos específicos de "figurinhas" que vou arrumando e colecionando como eu bem entender. E... se por acaso alguma "figurinha" se tornar desinteressante ou indesejável... não tem problema... é só descartá-la e pronto! Tá eliminada do meu "álbum" e da minha "vida". Simples.
Pena que eu não pude prever que um dia seria assim... tão fácil... Teria me economizado vários momentos de angústia e "filosofias"...
Tibet

Nenhum comentário:

Postar um comentário